Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem adotando sistematicamente ações para mitigar os desastres e ocorrências decorrentes das chuvas. E o cuidado com a saúde mental dos servidores e munícipes não poderia ficar de fora. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão promoveu no auditório da UNIFG, em Piedade, um encontro para tratar a questão da saúde mental e atenção psicossocial em emergências e desastres. Além dos profissionais de Defesa Civil, participaram servidores das secretarias de Educação e Exportes, Assistência Social e Cidadania, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Infraestrutura.
No encontro, profissionais que atuam na linha de frente da Defesa Civil e também os que atuam direta ou indiretamente em situações de desastres e emergências reverenciaram um momento de cuidado, atenção e relaxamento. “Precisamos preparar psicologicamente nossas equipes, para que elas tenham mais condições emocionais e tranquilidade mental para atuar, da melhor forma possível, nas ocorrências e desastres durante o período mais rigoroso de chuva”, enfatizou o secretário de Defesa Civil do município, coronel Elton Moura.
Foram debatidos temas como autocuidado, primeiros cuidados psicológicos e manejo de reações de e stresse agudo, entre outros. “Essa ação foi de extrema importância para integrar as equipes envolvidas, dar atenção ao estado de saúde mental dos servidores, bem como passar esclarecimentos aos profissionais das referidas secretarias sobre a atuação adequada diante de ocorrências e desastres nesse período”, destacou a gerente de Saúde Mental do Jaboatão, Paula Pereira.
A Técnica social da Defesa Civil do município, Maria Jacilene Ferreira, achou pertinente as orientações e os cuidados com a saúde mental que foram repassadas. “Os temas abordados tem tudo a ver com a nossa prática profissional. Primeiro temos que estar bem para poder cuidar do outro”, comentou Jacilene.
Logo após o término do encontro, os servidores e funcionários da Defesa Civil se juntaram as equipes que já se encontravam nas ruas atendendo as ocorrências, em Jaboatão.
PLANTÕES
Após as fortes chuvas que atingiram algumas comunidades, em maio do ano passado, a prefeitura mantém 4 plantões em saúde mental, em locais onde ainda existem demandas dos moradores: Jardim Monte Verde (2 plantões semanais); Bola de Ouro (1 plantão por semana) e em Dois Carneiros Baixo (1 plantão semanal).