Esta quinta-feira (21) será especial para 20 jovens do Recife, com o lançamento do livro “Estudos em Escrita Criativa Social 2024”, na sede da Casa Zero, no Bairro do Recife, a partir das 16h. O grupo, que compôs a primeira turma de projeto de mesmo nome, vai apresentar ao público suas produções em tarde de autógrafos e homenagens.
A agenda é a culminância de onze meses da formação, que contemplou jovens com idade entre 18 e 26 anos residentes em comunidades como a do Pilar e Brasília Teimosa. “O projeto nasceu no final de 2023 e conseguimos torná-lo realidade neste ano, em parceria com a Casa Zero. Criamos um cronograma de atividades literárias mensais, aliado a suporte psicológico para esses participantes”, relembra Patricia Tenório, escritora, doutora em Escrita Criativa e idealizadora da iniciativa.
A turma teve início em fevereiro e, de lá para cá, foram 11 encontros com aproximadamente 30 professores. Aprenderam de forma teórica e prática sobre poesia, criatividade, escrita digital, diário, edição, entre outros eixos que compõem o universo literário. Nesses meses, por meio da escrita, os jovens foram estimulados a ler cenários, entender realidade, aguçar o senso crítico e conquistaram a possibilidade para a atuação no universo literário. “Mais que isso, estamos falando de oportunidade, com acesso a obras e escritores, conteúdo robusto e um ambiente seguro e estimulador para que cada um desenvolva sua autonomia, confiança e planos para o futuro” ressalta.
Na quinta-feira, eles vão compartilhar suas histórias no livro “Estudos em Escrita Criativa Social 2024”, que reúne a produção de todos eles. Cada participante terá 20 exemplares para comercialização e geração da própria renda.
Homenagens e mais lançamentos – Aniversariante do dia, a quinta-feira também será o marco para lançamento de três livros assinados por Patricia Tenório ou com sua participação na escrita. Além de celebrar a conquista da primeira turma, levará as produções “Recife é o meu nome”, “Patricia, Elba e Berna” e “Nasce um verso todo dia”. A renda obtida com a venda dessas obras será revertida para a realização da segunda turma do projeto, em 2025.