Diante de tanto consumismo hoje, uma das maiores causas de separações entre os casais é o dinheiro. O dinheiro nem sempre resolve todos os problemas, em certos casos ele causa ainda mais. Como, por exemplo, em um relacionamento, com o parceiro centrado e regulador de toda finança da casa e a outra parceira desregulada e sem planejamento financeiro. Poderá ter mais discórdias, caso esse assunto não seja conversado, em situações como essa, a separação pode ocorrer, por excesso de discussões e falta de consenso.
O ideal mesmo é manter a calma, buscar sempre pelo equilíbrio e manter o diálogo.
Até porque uma casa não se levanta sozinha.
Aqui estão cinco exemplos que pode levar um casal a ficar endividado:
- Gastos excessivos: Se o casal não tem controle sobre seus gastos e acaba gastando mais do que ganha, é muito provável que isso levará ao endividamento.
- Falta de planejamento financeiro: Se o casal não se organiza financeiramente, definindo objetivos e estabelecendo metas, as chances de acabar endividado são muito maiores.
- Dificuldades financeiras: Problemas como desemprego ou doenças que impedem um dos integrantes de trabalhar pode levar o casal a recorrer a empréstimos para cobrir suas despesas.
- Ausência de diálogo e entendimento: Quando o casal não compartilha suas finanças ou não chega a um acordo sobre como lidar com o dinheiro, isso pode levar a gastos excessivos ou falta de planejamento financeiro.
- Hábitos de consumo diferentes: Quando um dos integrantes do casal tem hábitos de consumo diferentes, pode ser difícil encontrar um equilíbrio na hora de tomar decisões financeiras, o que pode levar a gastos excessivos ou falta de planejamento.
Por: Rhaldney Piauilino