Será realizada nesta quarta-feira (30), às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, uma audiência pública para discutir o projeto de concessão do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, localizado no litoral do município. Por meio de decreto estadual, desde 1970 a proteção patrimonial do parque é de responsabilidade do Porto de Suape.
O Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti tem 270 hectares e é um dos principais ativos ambientais e culturais de Pernambuco. No local, várias edificações históricas chamam atenção de moradores e visitantes. O Forte Castelo do Mar, o Antigo Quartel, a Bateria de Calhetas e a Casa do Faroleiro e a Igreja de Nazaré estão entre as edificações do parque.
O Complexo Industrial e Portuário de Suape iniciou um processo para concessão do local à iniciativa privada, através de consulta pública encerrada no dia 7 de agosto. O Porto também realizou uma audiência pública para discutir o assunto com a participação da sociedade civil, órgãos e secretaria estaduais, comunidade, Prefeitura do Cabo e Ministério Público.
Agora chegou a vez da Câmara Municipal do Cabo debater o assunto com a participação de representantes de Suape, CPRH, Iterpe, Ministério Público, Prefeitura e do Fórum Suape, organização que presta assessoria às comunidades do local. “O Poder Legislativo Municipal cumpre o seu dever em esclarecer os pontos do projeto. Será uma oportunidade para todos os atores envolvidos conhecerem com mais detalhes os objetivos dessa concessão”, explica o presidente da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho).
Segundo a direção do Porto de Suape, a concessionária vencedora da concorrência deve ser anunciada em março de 2024. Ela será responsável pela administração, operação e manutenção dos atrativos e pelos investimentos.