A Unidade Pública de Atendimento Especializado Professor Fernando Figueira (UPA-E), localizada no bairro do Ibura, completou dois anos no dia 4 e comemorou a data, na última sexta-feira (26), com os colaboradores da unidade durante a ação especial de Aniversariantes do Mês. Neste período de existência, o serviço ultrapassou a marca de 150 mil atendimentos realizados, entre consultas médicas e de outras especialidades de saúde, além da realização de mais de 34 mil exames.
Ligada à Secretaria de Saúde do Recife, com gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a UPA-E Ibura possui 15 consultórios, assim como ambulatório para pequenas cirurgias e oferece especialidades médicas como cardiologia, neurologia e psiquiatria, entre outras. Além disso, conta com atendimentos com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar.
No último ano, a unidade abriu novos serviços, como Raio-X e audiometria, um exame que avalia a capacidade de audição de uma pessoa. Em abril de 2024, inaugurou o Centro TEA – Núcleo de Reabilitação Integral, que acolhe crianças e adolescentes com transtornos como espectro autista (TEA), déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), opositor desafiador (TOD) e outros.
No Núcleo, além da avaliação global, formato de diagnóstico com a atuação conjunta de profissionais de diversas áreas, as crianças recebem acompanhamento integral com as terapias necessárias para o desenvolvimento de cada uma delas. Para a coordenadora geral da UPA-E Ibura, Milena Figueira, a unidade se consolidou, neste período, como um serviço de referência na rede municipal de média complexidade. “Foram dois anos em que conseguimos ampliar os serviços ofertados e fortalecer o atendimento aos usuários da Zona Sul do Recife. É com muita alegria e satisfação que comemoramos essas conquistas, com gratidão a toda equipe de funcionários e colaboradores”, declara.
FAMILIARES DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES TAMBÉM SÃO ACOLHIDAS NA UPA-E IBURA – No mês de maio, o Centro TEA da UPA-E Ibura iniciou o Grupo de Apoio Andorinhas, um espaço de escuta e troca de experiências com os pais e familiares das crianças acompanhadas pelo Núcleo. O grupo é mediado pela equipe multidisciplinar e ainda oferece acompanhamento psicoterapêutico individual, promovendo autocuidado, resgate da individualidade e alívio da carga emocional para melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e das crianças.