
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Professor Fernando Figueira, localizada em São Lourenço da Mata, completa 15 anos de dedicação à saúde da população nesta quarta-feira (30).
Desde sua inauguração, a unidade já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de atendimentos médicos e 1 milhão de procedimentos realizados. Só em 2025, de janeiro a abril, foram mais de 28 mil atendimentos.
Vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a UPA São Lourenço funciona 24 horas com atendimentos de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria. A estrutura atual conta com seis consultórios, 19 leitos, exames laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma.
Sempre na linha de frente, a unidade tem papel fundamental nos momentos mais críticos da saúde pública. Neste ano, ampliou sua capacidade de resposta às doenças respiratórias sazonais, readequando sua estrutura para mais seis leitos pediátricos, sendo quatro com suporte intensivo e dois voltados para observação de casos moderados.
Para a coordenadora geral da UPA São Lourenço, Robésia Araújo, a data marca uma trajetória de desafios, superações e conquistas. “Estar à frente de uma unidade de urgência e emergência exige preparo, dedicação e, acima de tudo, compromisso com a vida das pessoas. Cada atendimento realizado aqui carrega o esforço de uma equipe que não mede esforços para oferecer o melhor cuidado possível”, afirma.