
A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Cícero Dias (UPAE Escada), localizada no município de Escada, Zona da Mata Sul do Estado, deu início, neste sábado, às consultas e avaliações de Neuropediatria, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros.
A ação integra o programa do Governo do Estado, PE Acessível, que está garantindo consultas com profissionais especialistas em seis UPAEs e representa um avanço histórico nos direitos das pessoas com deficiência, em Pernambuco. Neste sábado, foram 22 consultas realizadas, incluindo os atendimentos de Enfermagem e Neuropediatria.
“A UPAE Escada está completando três anos neste domingo, 31 de agosto. Iniciar, neste momento, esse novo serviço só mostra o quanto esse tem sido um equipamento fundamental para a Mata Sul do Estado. Em setembro, esses novos atendimentos serão incorporados ao nosso agendamento de rotina, ampliando a oferta para todos os municípios da Região”, comentou a coordenadora geral da UPAE Escada, Elaine Souza.
Por meio do Programa PE Acessível, o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde estão garantindo que meninos e meninas com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento tenham acesso a profissionais especializados, possibilitando diagnóstico e direcionamento corretos e efetivos para cada caso.
Três anos de Cuidado na Mata Sul – Inaugurada no dia 31 de agosto de 2022, a UPAE Escada celebra, neste domingo, três anos de atuação na Mata Sul, com números que refletem o impacto do serviço prestado à população da região.
Desde sua inauguração, a unidade já realizou 53.312 atendimentos médicos e 68.113 atendimentos não médicos, demonstrando que a unidade tem sido um equipamento fundamental no fortalecimento da interiorização do Sistema Único de Saúde. Além disso, foram efetuados 115.365 exames e 105.716 exames laboratoriais, evidenciando o suporte essencial da UPAE para o diagnóstico e acompanhamento da saúde dos moradores da Mata Sul.