
A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Cícero Dias (UPAE Escada) promoveu, nesta quarta-feira (22/05), o 4º Fórum de Matriciamento da unidade, reunindo cerca de 40 profissionais da rede de Atenção Básica do município de Primavera.
O encontro, que marcou um importante avanço na articulação entre os níveis de atenção à saúde no território da III Gerência Regional de Saúde (Geres), contou com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos e agentes comunitários de saúde do município. A iniciativa funcionou como um espaço de escuta ativa, pactuação de estratégias e construção conjunta de soluções para qualificar o cuidado aos usuários do SUS.
Durante o fórum, foi reapresentado o modelo de matriciamento que a UPAE vem estruturando para 2025, com foco na organização do cuidado, estratificação de risco e efetividade da atenção. A ação também teve como objetivos alinhar os fluxos assistenciais, revisar os processos de acolhimento, referência e contrarreferência, além de promover o mapeamento das necessidades locais.
Na ocasião, o município de Primavera foi definido como território piloto para a implantação do novo modelo de matriciamento da unidade. “Nossa proposta é testar, acompanhar e ajustar a metodologia desse trabalho com base nas experiências locais, permitindo a futura ampliação para outros municípios da região”, explicou a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE Escada, Glauciane Santos.