Identificação em tempo real de entrada e saída de automóveis no Pátio Público de Veículos por meio de utilização da inteligência artificial (IA). Esse e mais alguns outros resultados da Prova de Conceito (PoC) da solução de Video Analytics conectada com 5G foram apresentados no MPN Forum, primeiro seminário nacional dedicado ao mercado de redes privativas móveis. O case de sucesso do atracadouro pernambucano foi exibido pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Nilson Monteiro, e pela diretora-executiva da Embratel, Maria Teresa Lima, na manhã desta quarta-feira (12). O encontro, que se estende ao longo desta quarta, no Centro de Convenções de São Paulo, traz uma série de soluções apresentadas pelas redes privativas móveis em operação no Brasil.
O projeto, que conta com a parceria da Embratel e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, tem por objetivo proporcionar inovação no setor portuário. No caso específico de Pernambuco, por meio de uma rede 5G Standalone (SA) privativa, na faixa 3,5GHz. A iniciativa utiliza a quinta geração de internet móvel da Claro e câmeras inteligentes integradas com uma solução de Video Analytics para automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos armazenados nos pátios do porto.
Para Nilson Monteiro, Suape sai na frente em relação à inovação portuária. “A ideia é trabalhar com rede privativa para garantir segurança e celeridade às ações de quem trabalha no dia a dia das operações. O atracadouro pernambucano vem ganhando cada vez mais destaque na movimentação de veículos e a implementação do projeto é um diferencial que pode impactar no crescimento dessas operações”, enfatiza o gestor, que acompanhou todas as etapas do projeto-piloto desenvolvido em março deste ano.
As câmeras conectadas com 5G executam leitura simultânea da tag presente em cada um dos carros, coletando o número do chassi. Essa ação possibilita o registro automático do dado em uma plataforma, que também armazena o horário de chegada no pátio, a vaga na qual o automóvel foi estacionado e quando foi retirado do local, com acompanhamento em tempo real. A partir disso, os operadores passam a ter uma visão completa das atividades logísticas mais efetivas, conseguindo saber exatamente onde se encontrava cada carro em determinado momento.
VEÍCULOS
O Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape segue ganhando destaque com grande volume de embarque e desembarque de automóveis utilitários e de passeio. O crescimento da movimentação deste tipo de carga teve aumento de 59% em relação ao mesmo período de 2022. No primeiro semestre deste ano, passaram pelo Porto de Suape 42.123 automóveis, tanto para exportação, importação e transbordo.
Suape é a porta de saída para as unidades automotivas produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina, Panamá, México, Colômbia e Estados Unidos. O porto ainda importa veículos de marcas como Toyota, General Motors (GM) e Volks, além de realizar operação de transbordo de carros fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente a partir de Suape.