Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, na Região Metropolitana, são os municípios do estado com a maior concorrência para uma vaga na Câmara de Vereadores. Dados obtidos no sistema de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (para acessá-los, clique aqui) mostram uma concorrência acima dos 17 candidatos por vaga. Na outra ponta do ranking, os postulantes nas cidades de Salgadinho (Agreste), Dormentes e Solidão (ambas no Sertão) têm concorrência de menos de dois postulantes por vaga.
O TRE Pernambuco recebeu 14.833 registros de candidatos a vereador em todo o estado para disputar 2.149 vagas, uma média de 6,9 postulantes por vaga. Do total de 184 municípios, 60 têm números de candidatos ao Legislativo acima da média estadual.
Com 281 candidatos inscritos para disputar 15 vagas na Câmara de Vereadores, Paulista está no topo do ranking: tem uma concorrência 18,7 postulantes por vaga. Em Jaboatão dos Guararapes, são 492 disputando 27 cadeiras, média de 18,2; no Cabo de Santo Agostinho, 374 concorrem a 21 vagas, média de 17,8; e em Olinda, 289 candidatos para 17 vagas, média de 17. O Recife, que tem a maior Câmara de Vereadores do estado, com 37 vagas, aparece em 10º no ranking da concorrência, com 13,92 candidatos por vaga.
Confira a tabela completa do ranking de concorrência na eleição para vereador em todos os municípios do estado, clicando neste link.
Da redação do Radar Metropolitano com informações do TRE-PE