A insuficiência de ônibus que atenda de forma satisfatória aos usuários do Recife foi criticada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). Ele atribuiu o baixo contingente dos ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte, que retirou 200 ônibus de circulação com a justificativa de que algumas linhas de ônibus tiveram redução de frota.
De acordo com o vereador Almir Fernando, a retirada dos ônibus teria sido respaldada pelo Governo de Pernambuco. Ele reforçou que não é a primeira vez que sobe à tribuna para tecer críticas sobre a operação de ônibus no Recife. “Infelizmente, o que a gente mais reclama é o que mais piora. E essas reclamações acontecem desde o governo anterior que, durante a pandemia da covid-19, diminuiu o número de ônibus e algumas linhas deixaram de circular, e não voltou ao normal após o fim da pandemia”, disse.
Segundo o parlamentar, a linha do Alto José Bonifácio foi uma das atingidas pelas mudanças do Grande Recife. “O ônibus que faz o trajeto Alto José Bonifácio/Av. Norte passava por Santo Amaro, foi retirado de circulação; e o trajeto do Alto José Bonifácio/João de Barros não passa por Santo Amaro. Isso prejudica a população. A empresa diz que não tem passageiros, mas tem, sim, até porque o trajeto do ônibus difere e prejudica a população”, pontuou. Ele destacou que “o Grande Recife não tem nos correspondido, tem deixado a desejar e a população está sofrendo”.