A insegurança nas ruas do Recife e os casos de assaltos registrados em plena luz do dia, em vias movimentadas, foram abordados pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), no seu discurso durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10). Para ilustrar a dramaticidade do problema, o parlamentar citou como exemplo um assalto que aconteceu no mês passado em um supermercado localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul e defendeu que a solução para acabar com a violência urbana passa pela decisão de armar a Guarda Municipal.
“Infelizmente, não se consegue andar pelas ruas do Recife com segurança. São inúmeros casos de assalto em plena luz do dia, em vias movimentadas e até em supermercado, como aconteceu com o Minuto Pão de Açúcar, em Boa Viagem. Os bandidos entraram no local em plena luz do dia, levaram os produtos que quiseram e mandaram, inclusive, os clientes filmarem o assalto”, mencionou o vereador Felipe Alecrim.
Segundo o parlamentar, a falta de segurança, sobretudo no Centro do Recife, está prejudicando os lojistas. “Eles fecham as suas portas. E quem tem bom senso não anda no Centro da cidade porque será certamente assaltado”, disse. Ele aproveitou para apontar que considera que o Recentro, “trouxe poucas mudanças para o Centro do Recife”. O Recentro é o plano da Prefeitura do Recife de manutenção, cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais integradamente na cidade, com ações de curto, médio e longo prazos.
Para o vereador, é preciso haver um maior investimento na segurança pública pela Prefeitura do Recife, como o armamento da Guarda Municipal. “Uma ação importantíssima é armar a Guarda Municipal. É necessário. Já passou do tempo”, afirmou. “É preciso investir em capacitação e armamento. É importante que esta Casa assuma o protagonismo neste debate”, disse.
Ainda de acordo com ele, a governadora e vice-governadora de Pernambuco Raquel Lyra e Priscila Krause já se comprometeram com ações básicas que envolvem a criminalidade no estado de Pernambuco. “Elas já se pronunciaram sobre o sucateamento da Polícia Militar e se comprometeram para que ela seja equipada”.