O aniversário de 34 anos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), que será celebrado na quinta-feira (16), foi lembrado pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (13). Ele disse que o Sindsprev tem “comprometimento com a luta do trabalhador e da trabalhadora, que começou ainda antes de 1988, quando sindicatos ainda não eram legítimos no Brasil”.
Para o vereador Luiz Eustáquio, a data precisa ser registrada porque “não é simples fazer história sindical no País”. Ele lembrou que, recentemente, o Brasil atravessou uma fase de autoritarismo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dificultou a atuação livre dos sindicatos. “Aquele governo tentou destruir os sindicatos porque ele sabia que o sindicato representa um lugar de resistência e luta dos trabalhadores. É neles que os trabalhadores buscam garantir seus direitos”, salientou.
Ainda na reunião plenária, o parlamentar comentou que esteve em Brasília na última sexta-feira (10) para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos federais em Pernambuco com representantes do governo federal. “Saímos de lá com uma proposta que está sendo formalizada hoje de 9% de reajuste. Ainda é pouco para o que queríamos, mas depois de sete anos de 0% de reajuste, podemos dizer que tivemos uma vitória. Mas é só o começo. A nossa luta continua e é por isso que o Sindsprev, já com 34 anos, é um sindicato forte, aguerrido, de luta e que constrói história nas ruas”, afirmou.