Nesta quarta, dia 10 de janeiro, o Vereador Marco Aurélio Filho deu início ao Projeto “Cadê Minha Água”, com o objetivo de fiscalizar o cronograma de abastecimento da Compesa nas comunidades periféricas do Recife. A primeira localidade a receber essa iniciativa foi o bairro de Água Fria, localizado na Zona Norte da cidade.
“Começamos em Água Fria, nessa região da Rua Aline e adjacências porque os moradores nos procuraram nas redes sociais. Vamos atender cada solicitação e monitorar de perto a realidade dos moradores. O calendário da Compesa diz que hoje é dia de água, mas quando a gente entra nas casas das pessoas não tem. Se a conta chega todo mês, a água precisa chegar”, destaca o parlamentar.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, o Vereador Marco Aurélio Filho dialogou com os residentes afetados, ouvindo suas queixas e registrando suas reclamações. Diante da situação constatada, ele anunciou a intenção de encaminhar um ofício formal à Compesa, solicitando explicações e medidas imediatas para solucionar o problema que afeta as famílias da região.
“A água é um direito básico. Desde 2010, a Organizações das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à água limpa e segura como um direito humano essencial para o efetivo bem-estar e qualidade de vida da população. Não podemos aceitar que a falta desse recurso essencial perdure nas áreas periféricas do Recife. Vamos cobrar medidas concretas para garantir o abastecimento regular nas comunidades”, enfatizou o vereador.
O projeto “Cadê Minha Água” foi um dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada pelo parlamentar no ano passado na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de revelar o “Calendário do Desabastecimento” que atinge as áreas periféricas da Cidade. As fiscalizações seguirão em diversas localidades da Capital Pernambucana, acompanhando de perto as condições de abastecimento e pressionando o governo do Estado a promover soluções eficazes para o problema. Além disso, foi criada uma Subcomissão Hídrica e de Saneamento no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara para fiscalizar as ações da Compesa. As iniciativas reforçam o compromisso do Vereador com a defesa dos direitos da população e a busca por uma cidade mais justa e equitativa.