
A regulamentação do serviço de motociclista por aplicativos foi tema de destaque do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) na reunião plenária desta segunda-feira (22). Na tribuna da Câmara do Recife, ele falou da importância da discussão sobre o tema na Casa “para que possamos achar uma alternativa para a categoria, tornando o Recife pioneiro na criação de normas para a classe”.
Segundo o vereador Marco Aurélio Filho, no Brasil, existem de 40 a 50 mil motociclistas ativos na Uber, aplicativo de mobilidade. “Esses motociclistas utilizam esta modalidade pelo menos duas vezes por semana”, afirmou. Ainda de acordo com ele, são mais de 500 mil clientes atendidos por estes profissionais. ”O Uber Moto nada mais é do que uma importante fonte de renda para os trabalhadores que o têm como alternativa de levar o pão para dentro de casa”, observou.
Sendo assim, o parlamentar destacou a importância de abrir o debate na Casa de José Mariano para que, desta forma, a categoria possa ser regulamentada na cidade, proporcionando direitos aos colaboradores. “Existe a regulamentação do Uber Carro e não existe do Uber Moto. Então, precisamos apontar alternativas, através da realização de uma audiência pública aqui na Casa, para que haja a arrecadação de recursos próprios e imposto para a cidade por meio da regulamentação. Além disso, trazer segurança jurídica aos trabalhadores que não têm”, propôs.
O vereador salientou, ainda, que a regularização da categoria pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, poderá fomentar melhorias aos colaboradores e até aos usuários com a realização de cursos e parcerias.