Em mais uma reunião ordinária realizada na câmara dos vereadores do Recife, os parlamentares apresentaram diversas opiniões sobre recentes acontecimentos na cidade e no país.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC), foi o primeiro a subir à tribuna da casa, em suas falas, ele cobrou a permanência das emergências nas Upinhas 24h da cidade, questionou o motivo pelo qual o serviço estava sendo retirado das unidades e apresentou um ofício enviado ao Ministério Público de Pernambuco, pedindo apoio no caso.
O parlamentar fez questão de destacar o fato das Upinhas 24 horas do Recife terem sido inauguradas como modelo pioneiro no Brasil, atuando como PSF durante o dia e com serviços de urgência durante a noite e madrugada. Ele ainda questionou o motivo pelo qual não se pode ampliar o raio de atuação das unidades, já que a Secretaria de Saúde diz que o motivo da retirada das urgências, é o baixo número de atendimentos durante a noite, vale lembrar que as Upinhas atendem um determinando número de usuários cadastrados nas unidades.
Indagado pelo seu posicionamento político diante do caso, o vereador respondeu que não estava ali para defender lado ou levantar bandeira partidária.
“Aqui não estamos em discussão para saber quem está na oposição ou na situação, o que está em jogo é o direito do povo e não uma bandeira partidária. Nós queremos o fortalecimento da atenção básica, mas também queremos que o direito das pequenas urgências permaneça nas Upinhas.”
Finalizando o seu discurso no plenário, Ronaldo voltou a dizer que está na Câmara para representar aqueles que o colocaram como vereador, o povo do Recife.