O vereador Ronaldo Lopes (PP) usou a tribuna da Câmara do Recife, durante reunião plenária desta segunda-feira (20), para repercutir uma reportagem de TV que mostrou a falta de insulina, medicamento usado por pacientes com diabete, na Policlínica Professora Naíde Regueira Teodósio, localizada no bairro do Pina. Ele cobrou da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde providências sobre a denúncia.
“Uma senhora, que foi entrevistada, chegou com a sua caixinha de isopor para pegar o medicamento e infelizmente o que ela recebeu de retorno foi que não tinha a insulina para levar para casa. As pessoas, que têm diabetes, se não tomarem insulina podem sofrer vários danos à sua saúde e até mesmo perder a sua vida”, frisou o parlamentar.
Ronaldo Lopes também fez outras críticas sobre a situação em unidades de saúde do município. “Está faltando equipamentos no Hospital Infantil Helena Moura, está sobrecarregado o atendimento na Maternidade Barros Lima, está faltando material e insumos nos postos de saúde, como no Córrego da Bica, que tá faltando até papel higiênico e material de prontuário. Isso é um absurdo.”
Segundo o vereador, um dos motivos da sobrecarga nas policlínicas foi o fechamento dos atendimentos noturnos nas Upinhas e a falta de insumos nos postos de saúde. “No Pina, mais de duas semanas as pessoas enfrentam essa dificuldade, vão e voltam, compram a fita e outras coisas, mas não conseguem ter a insulina. Infelizmente, precisam se dirigir às unidades de saúde para tomar a insulina. Algo que se pegasse no posto ou nas policlínicas não ia precisar sair de casa para tomar uma insulina numa emergência. E as emergências vão ficando sobrecarregadas”.