O deputado Waldemar Oliveira (Avante) está presidindo a formação da frente parlamentar Brasil – ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Waldemar visitou a embaixada da Tailândia para tratar das relações diplomáticas entre o Brasil e o país asiático.
“Quero agradecer a todos da embaixada, em especial, a ministra conselheira, Sumatthana Junnarat, e a primeira secretária, Tipaporn Attasivanon, pela recepção que tive. Que possamos nos reunir mais vezes para estreitar os laços entre os nossos países”, disse Waldemar.
A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada em 1967 com a assinatura do Tratado de Bali sobre amizade e cooperação na Ásia sul-oriental, e entre os seus objetivos destaca-se aquele que busca assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento da região.
A ASEAN se propõe a estabelecer uma verdadeira zona de livre comércio para, em seguida, dotar os parceiros de uma única política externa comercial, criando uma união aduaneira.
“Nesta quarta (30), nossa frente parlamentar completou 198 assinaturas, está pronta pra se instalar, ja fiz o requerimento e aguardo a decisão positiva da Mesa Diretora”, revelou o deputado pernambucano.
O bloco busca promover o desenvolvimento econômico, social e cultural da região através de programas cooperativos, salvaguardando a estabilidade política e econômica da região, bem como servindo como fórum de discussão das diferenças intra-regionais.
São países-membros da ASEAN:
Tailândia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Vietnã e Timor Leste. O Brasil é o país convidado.