A Prefeitura de Olinda montou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Tapioca, reunindo a população para homenagear aqueles que fazem, consomem e todos que integram o ciclo de uma das mais importantes iguarias gastronômicas de Pernambuco. Nesta sexta-feira (14), das 16h às 20h, o tradicional Alto da Sé será palco de atrações culturais e atividades que envolvem, além do sabor, espaço para música, dança e tecnologia.
Para começar a festa, uma oficina de culinária vai proporcionar a chance de colocar as mãos na massa e produzir o prato em diferentes versões. As instruções ficam por conta do chefe Félix, do Senac, que vai compartilhar suas deliciosas receitas e técnicas com o público. A participação é gratuita e de acordo com a demanda, não sendo necessária inscrição prévia.
O evento vai destacar a presença das ilustres tapioqueiras do Alto da Sé, que estarão no local para quem desejar se deliciar com os produtos comercializados, todos já conhecidos em todo o país e diversas partes do mundo. A ação também terá espaço para as crianças, com oficinas, contação de histórias, ações educativas, brinquedos e outras atividades lúdicas para divertir e encher os olhos da garotada.
Uma sambada, recheada de boas memórias, será conduzida pela mestra Ana Lúcia do Coco, que carrega o título de Patrimônio Vivo, na cena cultural pernambucana. A roda musical traz o encantamento da boa pisada, além de muita alegria, sendo carregada das tradições presentes na Marim dos Caetés. O ritmo encanta pela completa interação com o público, sem deixar ninguém ficar parado.
Na edição deste ano, o dia Nacional da Tapioca também dá lugar à tecnologia. O encontro trará o pré-lançamento do jogo “TapiTapi”, uma plataforma de aventura que se une para homenagear a saborosa comida. De acordo com a organização, o game permite que os usuários conheçam o patrimônio histórico de Olinda e ingressem na arte de preparar, virtualmente, tapiocas deliciosas, com ingredientes autênticos. Além de se divertir, os jogadores também poderão aprender sobre as raízes do prato, que tem origens indígenas. O aplicativo estará disponível, gratuitamente, para dispositivos móveis com Android e iOS.