A Prefeitura de Olinda, em parceria com o Olinda Receptivo & Tour, retomou, nesta segunda-feira (27.11), o receptivo turístico da cidade, incluindo passeios por 12 pontos do Sítio Histórico da cidade. O espaço, que fica na Praça do Carmo, estará à disposição do público, de segunda a sábado, das 8h30 às 17h30, contando com profissionais especializados e oferecendo mais conforto aos visitantes.
A Secretária de Patrimônio e Cultura, Gabriela Campello explicou a importância do receptivo para os visitantes que pretendem conhecer toda parte histórica da cidade.
“O receptivo traz de volta essa possibilidade dos turistas estarem contemplando a cidade de uma forma acessível e que consiga chegar realmente nos pontos turísticos que eles tanto anseiam, que saem dos seus lugares de origem, muitas vezes até de outros países, para poder estarem aqui e conhecerem todos os monumentos”, reforça.
O Olinda Receptivo & Tour conta com 4 jardineiras que irão percorrer os principais pontos turísticos de Olinda. A primeira parada é o Convento de São Francisco, Alto da Sé, Igreja da Misericórdia, Quatro Cantos, Mercado da Ribeira, Casa de Alceu Valença, Palácio dos Governadores, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro e Igreja do Carmo. Todo o passeio é guiado por profissionais qualificados. O passeio deve durar, em média, 1h.
Na reabertura do serviço aos turistas e visitantes, 28 estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, de Jardim Brasil II, tiveram a oportunidade de conhecer o roteiro. “Estou animada para passear com meus colegas e visitar os pontos turísticos da cidade onde moro. Essa é a primeira vez que faço esse passeio”, conta Larissa Reis, de 11 anos.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mirella Almeida, a expectativa é dar conforto ao turista local e ao turista que vem de fora. “Convidamos alunos das escolas municipais que vão conhecer um pouco mais da nossa história fora da sala de aula. Para gente é muito importante a valorização, principalmente, do nosso estudante, da rede municipal, com os guias para melhor atender a toda população, e também os turistas que vem para Olinda. A ideia é fazer essa cadeia turística rodar e a gente fomentar não só nas pousadas, mas nos restaurantes, como todo atrativo turístico e cultural que a nossa cidade tem, principalmente aqui no sítio histórico”, explica Mirella.
“Olinda é uma cidade charmosa e hospitaleira. Para gente é uma alegria sem tamanho poder ter mais um ponto de visitação para os nossos turistas. Não só pessoas que vêm do exterior, pessoas que vêm de outros estados, mas também da região metropolitana, do interior, do sertão, que conheçam a nossa riqueza. A gente entrega esse Receptivo com muita alegria”, reconhece o prefeito Professor Lupércio.
O agendamento para os passeios de jardineiras pode ser feito pessoalmente, na Avenida Justino Gonçalves, 85, na Praça do Carmo, ou pelo número (81) 98316-2310 com taxa no valor de R$ 60 adulto e criança até 12 anos, R$ 30.