Começou a corrida em busca da próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, e os movimentos na ALEPE iniciaram, entenda. A lacuna estará aberta a partir do dia 12 de julho de 2023, devido à aposentadoria compulsória da conselheira, Tereza Dureire, que completará 75 anos.
O conselho do TCE é composto por 7 vagas, sendo 4 delas indicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a vaga de Tereza Dueire está nas indicações realizadas pelo legislativo pernambucano. As outras três pertencem ao Governo do Estado e uma das indicações tem que ser destina a membro do Ministério Público de Contas e outra para um auditor do Tribunal de Contas do Estado. A vaga que ficará em aberta com a aposentadoria de Dueire é de prerrogativa da ALEPE.
Em busca dos votos entre os desejam exercer o cargo estão os deputados estaduais, Rodrigo Novaes (PSB) e Kaio Maniçoba (PP), além do ex-deputado estadual e atual deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) e o deputado estadual Joaquim Lira (PV) também foram lembrados para a disputa. Para conquistar o posto o pretendente precisa alcançar 25 dos 49 votos na ALEPE.
Quem levará a vaga? Conversas de bastidores que ouvimos dão conta de que Governo do Estado tem interesse em interferir em favor de alguém do seu agrado. Mas os deputados dizem que não aceitaram manobras nesta escolha. Acompanharemos!