Em comemoração ao 11 de outubro – Dia Internacional da Menina, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), promove Ocupa Menina com diversas atividades alusivas a data no município localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), visando chamar atenção para a promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, cuja finalidade é reconhecer a necessidade de ampliar as estratégias de eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.
Para marcar a data será realizada uma caminhada que percorrerá as principais ruas do Cabo de Santo Agostinho, até a Câmara de Vereadores (as), com a participação de crianças, meninas, jovens ativistas pela educação do Fundo Malala, estudantes da rede pública e a sociedade civil. Na ocasião, será apresentado o plano de enfrentamento à evasão escolar do município.
A concentração inicia às 13h30, em frente à Praça do Jacaré, no centro da cidade. Além disso, o Dia da Menina tem como objetivo refletir as disparidades no acesso ao direito à educação, nutrição, aos direitos legais e a cuidados médicos, e a proteção contra discriminação, violência e o casamento forçado.
A jovem estudante e ativista do projeto Meninas em Movimento pela Educação, Iasmin Caroline, 17 anos, ressalta a importância do dia. “Esse dia é para garantir que nossos direitos sejam efetivados, e que as políticas públicas estejam ativas. Garantindo nossa segurança e nosso direito como menina”, ressaltou a jovem integrante da Rede Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco.
O Dia Municipal da Menina foi instituído através do projeto de Lei N°678/2022, no dia 11 de outubro de 2022, pela vereadora Gisele de Dudinha, sendo aprovado por unanimidade. De 16 a 20 de outubro, as jovens ativistas do projeto também estarão ocupando os espaços de poder e promoção de políticas públicas. A ação conta com os apoios das Secretarias da Mulher, Educação e Programas Sociais do município.