O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Cabo de Santo Agostinho, realizou nesta segunda-feira(11/12) uma palestra no ambulatório da unidade, dedicada ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Com o objetivo de destacar a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com HIV, a ação abordou temas como tratamento, causas e métodos de prevenção. No Brasil, 92% das pessoas em tratamento alcançaram o estágio indetectável, garantindo qualidade de vida sem transmissão do vírus.
Durante a palestra, os profissionais do CTA enfatizaram a importância do uso de preservativos e destacaram que o teste de HIV, disponível no CTA do Cabo, fornece resultados em 20 a 30 minutos. A enfermeira Julliana Xavier ressaltou as estratégias avançadas do SUS, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
“A AIDS não faz distinção de classe social, raça ou religião. O conhecimento é fundamental para disseminar informações e buscar ajuda nos serviços de saúde caso seja necessário. O tratamento é gratuito, oferecido pelo SUS“, afirmou a assistente social do HDH Adelina Souza.