A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 13 a 16 de dezembro, às 20h, o espetáculo musical Leci Brandão – Eu Sou o Samba. Em quatro apresentações, a artista fará um passeio por clássicos de sua carreira de mais de cinco décadas. Na lista de músicas atemporais, Leci canta hits como Zé do Caroço, Só Quero Te Namorar, As Coisas Que Mamãe Me Ensinou e diversos outros sucessos. Os ingressos para as apresentações já estão à venda e restam poucas unidades no site da CAIXA Cultural.
Considerada um dos maiores nomes da música brasileira, Leci Brandão leva ao palco faixas de sua autoria e de grandes mestres e parceiros, como Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Paula Lima, Leandro Lehart e Martinho da Vila, entre outros artistas. Leci canta a vida e o samba e suas músicas se perpetuam em versões e até em ritmo de rock, funk e com elementos eletrônicos.
Voz do samba:
Nascida em Madureira, no Rio de Janeiro, em setembro de 1944, e criada em Vila Isabel, Leci Brandão da Silva foi a primeira mulher a fazer parte da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em 1972. Em 2017, Leci lançou o trabalho Simples Assim – Leci Brandão, com o qual foi premiada como melhor cantora de samba no 29º Prêmio da Música Brasileira.
Foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo e eleita deputada estadual por São Paulo. Presença marcante nos desfiles das escolas de samba, em São Paulo e no Rio, Leci foi uma das homenageadas pela Mangueira, em 2019, quando a escola acabou sendo a vencedora do Carnaval.
Nessa longa e produtiva trajetória, Leci fez duetos com diversas personalidades e viu sua obra ganhar novos timbres e alcances na interpretação de e com grandes nomes de épocas distintas da música brasileira, a exemplo de Seu Jorge, Emílio Santiago, Teresa Cristina, Mano Brown e Mariana Aydar.
Entre seus novos projetos, Leci Brandão celebra 80 anos de vida em 2024, com um novo disco que promete reunir grandes convidados da música brasileira.
As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão
No dia 16 de dezembro, a partir das 15h, o público poderá conferir a palestra As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão, ministrada pelo jornalista, produtor e crítico musical Rodrigo Faour, que também é historiador da música popular brasileira. O acesso é gratuito, com distribuição de ingressos uma hora antes.