A Igreja Matriz de Santo Amaro, no Jaboatão Centro, ganhou um banho de luz e cores para o lançamento da 426° Festa do Padroeiro de Jaboatão dos Guararapes. Foi o primeiro patrimônio do município a receber iluminação especial em LED, entre 17 monumentos históricos, ação prevista na PPP da iluminação pública com o consórcio Luz de Jaboatão. O projeto é assinado pelo Ligthing Designer da Enel X global Carlos Dodero, que vem trazendo para o Brasil sua expertise em iluminação arquitetural pelo mundo. A iluminação será controlada de forma remota e poderá assumir as cores desejadas para cada momento.
A iluminação foi inaugurada após a missa celebrada pelo pároco e vigário paroquial da Paróquia de Santo Amaro, padre Rogério Silva, e apresentação das artes gráficas, camisa, atrações e equipe de trabalho da próxima festa do padroeiro, que acontece de 6 a 15 de janeiro, com o tema “Santo Amaro, exemplo de um coração ardente e zelo pela missão” e o slogan “Daqui do alto, tudo é mais bonito”. Ao som da soprano Kátia Guedes e do tenor Diel Rodrigues e banda, as luzes se acenderam, destacando os traços arquitetônicos do monumento, um dos mais antigos do município.
“Daqui nasceu Jaboatão dos Guararapes. Só a paróquia tem 425 anos e já é um cartão-postal do município. A iluminação vai aprimorar ainda mais a beleza que a igreja tem, por fora e, sobretudo, por dentro”, declarou padre Rogério, agradecendo a parceria com a prefeitura. André Medeiros, representando o pai, o prefeito Mano Medeiros, destacou: “Essa noite vai ficar na história do Jaboatão e da festa de Santo Amaro, que se torna mais bonita a cada ano e promete muitas emoções”.
A população ficou encantada com o momento. “De todos os lados do Jaboatão você olha para o alto e vê essa igreja linda e agora ainda mais bela com essa iluminação. Daqui do alto, tudo é mais bonito”, afirmou Carmela Mendes, conectando a ação ao slogan da próxima festa do padroeiro. “É um marco para nossa Igreja, principalmente para nós, paroquianos, que estamos sempre por aqui, está maravilhoso”, complementou Suellen Patrícia.
O presidente em exercício da Emlume, Bruno Lavareda, explica que essa primeira iluminação conta com 29 projetores, nove deles responsáveis pelas alterações nas cores. “O projeto foi cuidadosamente planejado para equilibrar a estética com a eficiência energética e as necessidades específicas do local. E assim será feito nos demais monumentos a receberem iluminação especial nos próximos meses, que incluem outras igrejas, prédios públicos e pontos históricos”.
A PPP vai requalificar toda a iluminação do município, tendo mais de 50% do serviço concluído. São mais de 47 mil pontos que estão passando a ter LED. Até 2024, cerca de 170 equipamentos públicos terão sua iluminação requalificada.