O vereador do Recife Marco Aurélio (PTRB) defendeu, nesta semana, a criação de estúdios comunitários nas unidades do Compaz do Recife. A proposta é utilizar os equipamentos sociais para a produção de músicas e conteúdos audiovisuais pelos jovens das comunidades periféricas da cidade, viabilizando a produção, edição e divulgação dos trabalhos.
A solicitação foi aprovada na Câmara Municipal do Recife e enviada ao Secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, e ao Secretário de Cultura, Ricardo Mello. A indicação foi realizada no requerimento nº 2115/2003.
“Nossa intenção é, primeiramente, dar aos artistas dos bairros a oportunidade de profissionalizar seus trabalhos, permitindo que os fazedores de cultura da periferia gravem suas músicas e vídeos com todos os equipamentos necessários. Além disso, a ideia é dar mais dignidade a quem produz, através da democratização do acesso aos bens culturais”, destaca o vereador.
Ainda segundo o parlamentar, a medida visa também diminuir a violência nas comunidades e aquecer a cadeia produtiva cultural.
“A criação desses estúdios pode colaborar para a redução da violência nas comunidades, já que a produção cultural pode ser uma alternativa positiva para estimular a criatividade, proporcionando uma atividade saudável e interativa para os jovens. Também vai aquecer o mercado audiovisual com a contratação de professores, instrutores e técnicos da área.”