O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entregou, neste domingo (10), mais um espaço público requalificado para a população da cidade. A recuperação da Praça Professor Rui Antunes, localizada na Estrada Real do Poço, foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para oferecer à comunidade conforto e ser usada pelas pessoas com responsabilidade, zelo e cuidado, vista de fato como um local de apoio e diversão para crianças, idosos e todos que usufruem do espaço.
A intervenção faz parte do Programa Tá Aprumado Praças, lançado em agosto, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos da cidade, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. Uma de suas características mais marcantes é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp.
“Essa praça tem uma novidade que é o jardim filtrante. Foi feito junto com a equipe da Universidade de Pernambuco e a estratégia é aumentar a permeabilidade, a capacidade de drenagem do solo. Aqui é um protótipo, mas a ideia é que dando certo, vamos replicar. Quanto mais área drenante, como essas, tivermos, quanto mais a gente conseguir aumentar a permeabilidade, melhor será para a drenagem da cidade, sobretudo nos períodos de chuva”, destacou o prefeito João Campos.
O gestor convidou a população para conferir o novo equipamento, que vem com várias novidades. “Muita coisa que não tinha nas praças da cidade, estamos passando a implementar. Tipo de piso diferente, revestimento, brinquedos, iluminação , o tipo de projeto arquitetônico até a construção. O que estamos vendo aqui, estamos fazendo em mais de 60 praças, entendendo que são locais onde as pessoas convivem, se encontram e que todo mundo pode desfrutar do bom espaço público. Por isso estamos investindo tanto nesses equipamentos”, finalizou o prefeito.
Os serviços realizados na praça englobam instalação de novos brinquedos em madeira, construções dos bancos em concreto com ripas em madeira, novos mobiliários em madeira, revitalização de toda a calçada da praça em paver, construção de rampa acessível, revitalização da quadra poliesportiva, projeto de paisagismo, pista de ciclismo e skate, aparelhos de ginástica e implantação do jardim filtrante. A obra foi orçada em R$ 730 mil.