Professores da rede municipal do Cabo seguem na luta pela implementação do piso salarial garantido na Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que vem sendo descumprido pela gestão, em reunião que aconteceu na terça-feira (05), o prefeito Keko do Armazém não compareceu para dialogar com a categoria. Compareceram à agenda, o vice-prefeito José de Arimateia, o qual é professor e fecha os olhos para situação dos docentes no Cabo. Além do secretário de educação Hebert Lamarck (Betinho Gomes), este já não consegue dialogar com os professores por conta da aspereza na relação ao longo das lutas e tentativas de negociações da classe.
ASSEMBLEIA GERAL
Os professores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho realizaram duas assembleias na quarta-feira (05/04) na Escola Marivaldo Burégio, uma, no período da manhã e outra à tarde. Na ocasião, a Comissão de Negociação apresentou o resultado da negociação com a Prefeitura. Após amplo debate no dia 04 de abril, a Prefeitura insiste em não apresentar uma proposta de reajuste salarial para a categoria.
Na assembleia foi informado que haverá uma nova negociação no dia 10 de maio. A categoria exige a folha orçamentária do primeiro quadrimestre do município e um estudo detalhado do impacto na folha com a implementação do reajuste do piso Salarial de 14,95% dos professores. Também foram aprovados na assembleia os seguintes pontos: intensificar a campanha de visibilidade de mídia e rua com perfurados, adesivos e faixas cobrando a prefeitura, além de se somar ao Dia Nacional de Paralisação pelo Piso, organizado pela CNTE, Fórum dos Sindicatos da Educação Básica de Pernambuco e sindicatos, no dia 26 de abril. Além da marcação de uma nova assembleia-geral extraordinária no dia 13 de abril, no período da tarde.
A assembleia contou com a participação da economista Jaqueline Natal do DIEESE que acompanha a Comissão de Negociação e o SINPC na assessoria dos estudos econômicos. Jaqueline realizou uma apresentação focada na economia e nos dispositivos legais para o pagamento da folha da educação, além de reafirmar que o Piso se constitui como o vencimento básico.
O SINPC informou a importância da eleição de um representante por escola para intensificar o diálogo entre o Sindicato e a base. Principalmente neste período de Campanha Salarial. É necessário que os/as professores/as elejam seus/suas representantes e informem o Sindicato. A direção do SINPC também informou que está organizando uma reunião com o Conselho de Base e a assembleia para prestação de contas da instituição.