A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o ICLEI (Governos Locais para Sustentabilidade), iniciou as oficinas temáticas para formação de 480 estudantes da rede municipal de ensino como Embaixadores da Justiça Climática. O projeto foi lançado no mês de junho, com objetivo de envolver crianças de 7 a 12 anos do município, no enfrentamento às mudanças climáticas, tornando-os multiplicadores de ações de preservação ambiental junto aos seus familiares e comunidade onde residem.
Nesta terça-feira (28), alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) José Rodovalho, em Candeias, participaram de uma oficina onde foram abordados temas como emissão de gás carbônico, descarte do lixo, efeito estufa, reflorestamento, preservação ambiental, entre outros.
No dia 4 de dezembro, será a vez dos estudantes da Escola Maria Augusta Dutra, no Zumbi do Pacheco, receberem a capacitação e, no dia seguinte, a oficina estará na EMTI Alberto Santos Dumont, em Sucupira. Ao final do projeto, cada um dos estudantes fará o plantio de uma árvore.
O projeto é promovido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Jaboatão, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes e executado pelo ICLEI, que é uma rede mundial de governos locais dedicada ao desenvolvimento sustentável.
“É fundamental debatermos o tema do meio ambiente junto com a sociedade, incluindo a comunidade escolar. Os alunos da rede municipal estão sendo capacitados e vão se tornar multiplicadores desse conhecimento”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município, Edson Queiroz.