As ações alusivas à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (29), trouxeram como destaques a acessibilidade, os direitos e desafios das pessoas com deficiência. Uma dessas atividades foi uma roda de diálogos realizada no Centro de Reabilitação Francisco Loureiro, em Cavaleiro, com a participação desse público, familiares e profissionais de saúde do município. Os relatos enriqueceram o debate e apontaram que houve avanços nos últimos anos, a exemplo do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Entretanto, existem ainda vários obstáculos a serem superados. O coordenador do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Jaboatão, Felipe Gervásio, disse que é preciso unir esforços para superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelo segmento. “Nem todos os locais têm acessibilidade para pessoas com deficiência e baixa mobilidade, por exemplo. Por isso, temos que construir políticas públicas que garantam mais direitos. Iremos nos deparar com essa e outras dificuldades, mas nem por isso devemos desistir e continuar lutando por mais inclusão”, falou o coordenador.
A diarista Elineide Bezerra, uma das participantes do encontro, tem dificuldade de locomoção por conta da baixa visão, depois que foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença genética e degenerativa que atinge a retina, reduzindo a visão. “Com o agravamento da minha doença, tive que parar de trabalhar, já que tenho dificuldade para me locomover por conta da baixa visão. Muitas pessoas não entendem minha limitação. Por isso, precisamos conhecer nossos direitos e lutar por eles”, disse Elineide.
A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue nesta quarta-feira (30), com palestras, oficinas, roda de conversa e a inauguração do Núcleo de Apoio Pedagógico e produção em Braille.